sexta-feira, 7 de novembro de 2008

SOCIEDADE E O GOVERNO

Ontem li a entrevista "Uma vitória da razão" com o sociológo Demétrio Magnoli na revista Veja.
O intelectual expõe suas ideias sobre a sociedade e o governo brasileiro.

Em sua entrevista ele desqualifica a separação de governo de direita e de esquerda, e que essa separação existia no passado e hoje não se aplica mais. Ele acredita que com o tempo a sociedade deve perceber de que o o governo de "direita" e "esquerda" deverá existir num mesmo contexto. Já hoje a sociedade reconhece que a "direita" não e mais como antigamente, e nessas eleições elegeu muitos candidato desta linha.

Em suas palavras ele diz "os eleitores não compraram a idéia de que as eleições eram luta do bem contra o mal, como a campanha do PT tentou vender", e que o discurso do partido revela que ele quer ser um partido único, e isso é uma posição totalmente antidemocrático.
Em suas palavras ele fala também que o PT adotou uma ideologia do estado como salvador da sociedade.

No fim a revista pergunta como é a relação dele com amigos que admiram figuras como Che Guevara e Hugo Chávez, ele responde:
- "Não tenho amigos que gostam de Hugo Chávez, Che Guevara ou Fidel Castro. Simplesmente porque nunca tive amigos que os trotskistas consideram pertencentes à direita feroz. Quando convido todos para uma mesma festa, começa um debate que, obviamente, nunca vai terminar. O debate político não deve impedir as pessoas de se tratar decentemente, mas a atividade intelectual pressupõe o exercício da crítica.
Intelectuais que elogiam governos têm algum problema. Provavelmente querem um emprego."

Não preciso nem dizer que concordo plenamente com a visão deste Sociólogo e Doutor em geografia Humana, assim como ele também penso que em nossa sociedade não há mais espaço para extremos. Já estou pesquisando sobre os livros publicados por ele, será minha próxima aquisição.
E comentando um pouco sobre a eleição presidencial dos EUA, fiquei emocionada com a celebração do povo com o novo presidente eleito Barack Obama, lá o povo vota por opção e para exercer o poder de democracia conquistado e apostam suas esperanças nesse novo líder, quem sabe um dia não chegamos lá com maior empolgação e comprometimento com o poder do nosso voto democrático.

2 comentários:

Anônimo disse...

Já tive aula de geopolítica com ele. Eram semrpe ótimas.

Renata - sempreA2 disse...

A aula dele deve ser muito boa mesmo, me identifiquei bastante com a visão desse sociólogo, adoraria assistir uma aula dele.