quarta-feira, 19 de novembro de 2008

UNIVERSIDADES CHAVISTAS


Me choca a idéia que ainda nos dias de hoje existam pessoas com visão tão antidemocrática, acreditando que isso é para o bem do povo.

Li esses dias uma matéria na revista Veja: “O venezuelano Chávez cria uma rede de instituições de ensino superior que faz propaganda do seu governo e tem como objetivo formar "o novo homem socialistado século XXI". É a morte da razão “,. Oque esse senhor está pensando, será que alguém consegue explicar.

O presidente Hugo Chávez criou universidades para disseminar suas idéias sobre política, em que os alunos são doutrinados, conforme bem quer o seu governo, a segui-lo e idolatrá-lo cegamente, ensinando-os em sala de aula a odiar empresas como McDonals, induzindo-os a participar de manifestações simpáticas ao governo e ainda se alistarem em milícias chavistas.
Conforme diz Xiomara Muro à Veja: "Estamos a serviço da revolução bolivariana. Nosso objetivo é formar o novo homem socialista".
Isso não tem nada a ver com formar, para mim isso nada mais é do que a bitolação de jovens ainda em processo de busca e desenvolvimento de suas próprias idéias, por que formar seria ensinar os diferentes caminhos para que eles possam escolher o seu, agora nessa doutrina de ensino utilizada só é passado à eles a visão do governo.

Nessas universidades não é necessário prestar vestibular basta apresentar documento de conclusão do ensino médio, os jovens que não teriam a menor condição de entrar em faculdades prestando vestibular, entram sem nenhuma dificuldade nessas universidades “chavistas”, e claro consideram essa possibilidade maravilhosa. O governo se utiliza dessa precariedade no ensino para conseguir com que cada vez mais jovens sigam sua “cartilha”.
Essas instituições se prestam apenas a 2 papéis, como diz a reportagem, um formar gente para o setor público e outro censurar as queixas ao governo chavista.

Conforme diz o sociólogo Amalio Belmonte, secretário-geral da Universidade Central da Venezuela (UCV), umas da poucas que ainda resistem a autoridade do governo, à revista Veja: "Ingressam nas universidades chavistas alunos que mal sabem escrever e sai delas gente pessimamente preparada para enfrentar um mercado de trabalho moderno".

Em 2007 Chavez tentou o fim da autonomia das poucas universidades que ainda não são controladas pelo governo, submetendo essa idéia a um plebiscito popular, mas não passou.
A revista ainda faz um paralelo entre outros governo que se utilizaram do ensino para disseminação de regimes autoritários, como na Revolução Cultural chinesa em que Mao Tsé-tung que perseguiu os professores de forma violenta e fez das instituições de ensino superior um deserto de idéias e o Instituto dos Professores Vermelhos, sistema implantado na Rússia logo depois da revolução comunista.

Oque será dos jovens venezuelanos?!

Nenhum comentário: