quarta-feira, 26 de novembro de 2008

RESGATE DA GENTILEZA

Há uns 3 domingos atrás estava assistindo a entrevista do ator Ney Latorraca ao Fantástico, e na entrevista ele falava sobre o resgate da gentileza, e como as pessoas esqueceram de ser gentis umas com as outras.

Fiquei com isso na cabeça, e já fazia algum tempo que queria postar a respeito.

É incrível como nos dias de hoje as pessoas esqueceram, ou talvez tenham preguiça, de serem gentis umas com as outras, de pedir licença, pedir desculpas, utilizar o “por favor”, o “muito obrigado”, e emitir um pequeno sorriso.

Isso é uma questão de educação, e olha que não estou falando de estudo e muito menos de classes sociais, pois tenho até várias experiências que comprovam que uma coisa não tem nada a ver com a outra, as vezes até pelo contrário, quanto mais estudo e/ou mais dinheiro tem um pessoa, muitas vezes ela é ainda mais arrogante e sem educação, enquanto pessoas mais humildes são mais educadas.

Exemplo disso que vos falo, é um supermercado perto da minha casa, muito freqüentado por pessoas de um poder aquisitivo mais alto, e nesse espaço posso verificar exatamente isso que estou lhes dizendo. Essas pessoas tratam os atendentes, os caixas, os empacotadores com grosseria, furam a fila, na hora de escolher as frutas não pedem licença para quem está ao lado e vão empurrando, não tem a mínima educação e não são nada gentis.

Então venho por meio deste post pedir a todos: - VAMOS SER MAIS GENTIS, vamos sorrir mais, vamos ser educados e tratar ao próximo com mais polidez, utilizar mais o “com licença” , o “por favor”, o “muito obrigado”, afinal aprendemos tudo isso desde pequenos, mas acho que com essa desculpa do estresse da vida corrida, achamos isso perda de tempo. Mas eu sinceramente não acho nenhuma perda de tempo pedir um POR FAVOR ou um COM LINCENÇA. Regras mínimas da boa e velha etiqueta, que todos sabemos mas nem todos usamos.

EU SOU A FAVOR DA GENTILEZA E VC?

2 comentários:

Cris disse...

Oi Renata!
Também assisti a essa entrevista do Ney Latorraca e, desde então, fiquei pensando em algo que eu poderia fazer para divulgar mais essa proposta. Teu blog me deu uma super ideia, isto é, se vc não se importar! Minha mãe personaliza quase todas minhas camisetas com aplicações em patchwork, pensei em usar a imagem do blog Gentileza gera gentileza para fazer uma camiseta pra mim... Quero usá-la para ir ao supermercado, para enfrentar as filas no banco, para dar minhas aulas .... Vc se importaria? Abraços

Renata - sempreA2 disse...

Cris a imagem que coloquei no post não é minha peguei na Net acho que é do Poeta Gentiliza, mas acho sua idéia muito boa, esses dias fui ao banco e tinha uma mulher atrás de mim falando alto coisas do tipo: - esses velhos tem o tempo todo para vir ao banco e deixam para vir bem no horário do almoço, eles não tem nada para fazer.
Aquilo me fez tão mal, mas fiquei mais mal ainda por não ter aberto minha boca, com medo de fazer um barraco, e dar minha opinião.
O problema das filas dos bancos não tem nada a ver com os velinhos, eles tem direito de ir ao banco no horário que bem entenderem e ter sua fila própria, deveria ter dito para mulher que ela um dia também vai ficar velinha e espero que ela não passe por esse tipo de constrangimento, por que as pessoas desprezam tanto a velhice?!
Esse é mais um exemplo de tantos de como está faltando um pouco de educação, de gentileza, de tolerância com o próximo.
Fiquei feliz com sua atitude. Acho que temos que tomar partido das coisas, e me arrependo de ter me omitido nesse episódio.
bjs