sexta-feira, 17 de outubro de 2008

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA







Acabei de voltar do cinema, assistimos ao filme "Ensaio sobre a cegueira".


Achei o filme maravilhoso (quero ler o livro agora), um filme tenso, uma sensação de angústia me acompanhou pelo filme inteiro.

A história da cegueira súbita de uma população exposta sem defesa, nivelando-as sem distinção de ricos ou pobres, bonitos ou feios, todos no mesmo barco mostrando seu verdadeiro "eu", aquele que procuramos sempre esconder, transbordando diferenças dos bons e dos maus (se é que podemos simplificar desta forma), daqueles que ainda sentem um pouco de solidariedade dos que já não há tem mais, a degradação do ser humano sem pudores, no meio da sujeira (de suas próprias sujeiras) sem ninguém mais para limpa-lás, numa terra onde não há mais leis nem normas, mas como sempre alguns querem comandar os outros à qualquer custo, humilhando ainda mais o "ser humano".

O filme é forte, mas na minha opinião um filme para ser visto, um livro para ser lido, uma históra muito bem bolada que te leva a pensar, acho que cada um deve assisti-lo para tirar suas próprias conclusões. Sem contar que o filme é baseado num livro famoso do Saramago (Nobel de Literatura), IMPERDÍVEL.

Um comentário:

Mirella disse...

Estou louca pra assistir esse filme! Acho que no fim-de-semana vou no Cinemark que eu sei que ainda está passando! Bjo