sexta-feira, 31 de outubro de 2008

HORA DO CHÁ

Adoro chá, na minha casa sempre tenho de vários sabores. Uma xicara de chá me dá uma sensação reconfortante, quase todos os dias eu tomo uma xicara, adoro.

Alguns tem o poder benéfico à saúde, poder digestivo, calmante, efeito antioxidante, emagrecedor, para mim não importa oque gosto mesmo é apreciar um chá quentinho o seu sabor e aroma. Os meus preferidos são os pretos aromatizados (canela, marzipan, baunilha) os verdes e alguns de frutas (limão, pêssego).

Aqui em Porto tem um loja muito legal que vende chás chamada der teeladen, eles são super atenciosos, eu amo essa loja, sempre que posso compro algum novo sabor lá, eles têm uma grande variadades de chás de várias regiões do mundo, vendem a granel além de terem acessórios lindos para a ocasião, falando nisso me deu uma vontade de passar lá.

Um pouco mais de informação sobre chás:
O chá é tradicionalmente classificado em quatro grupos principais baseados no grau de oxidação:

Chá branco - folhas jovens (novos botões que cresceram) que não sofreram efeitos de oxidação; os botões podem estar escudados da luz do sol para prevenir a formação de clorofila.

Chá verde - a oxidação é parada pela aplicação de calor, quer através de vapor, um método tradicional japonês, ou em bandejas quentes - o método tradicional chinês).

Oolong - cuja oxidação é parada algures entre o chá verde e o chá preto.

Chá preto - oxidação substancial. A tradução literal da palavra chinesa é chá vermelho, o que pode ser usado entre os fãs de chá.
variações pouco comuns - estão disponíveis várias preparações de chá que não se enquadram na nomenclatura usual.
(fonte: site wikipedia)

Deixo uma receitinha de um chá indiano.
Chai Massala
Ingredientes
Chá-preto (granel de preferência)
Cravo
Canela
Gengibre
Cardamomo (em semente, preferencialmente)
Açúcar
Leite
Água

Modo de fazer (para 2 xícaras grandes):
- Coloque em uma panela 2 xícaras de água, três saquinhos de chá preto ou o equivalente em granel, 5 cravos, 2 pedaços de canela em pau, 4 sementes abertas de cardamomo (abra a semente com uma faca), 1 colher de sopa de lascas de gengibre;
- Deixe a mistura acima ferver por, no mínimo, 5 minutos;
- Depois deste tempo, acrescente 2 xícaras de leite e açúcar à gosto;
- Deixe o leite levantar fervura e desligue o fogo;
- Coe a mistura e sirva!

Namaste.

Nenhum comentário: